de 2017


22/01/2011

Aeronaves incrivelmente estranhas que conseguiram voar


O site Dvice tem um slideshow de 26 aeronaves que, embora estranhamente concebidas, realmente conseguiram voar. É incrível que esses tipos de aviões conseguiram ficar no ar com seus motores, asas, esforço, determinação ou apenas pura criatividade. Neste artigo apresentamos alguns deles. Você pode conferir mais em Dvice (em inglês).


Caproni Ca.60 • O Caproni personificou a filosofia de que se você adicionar asas e motores suficiente, você poderá executar um belo vôo. O engraçado é que ele funcionou, quer dizer, mais ou menos. Durante seu primeiro vôo de teste em 1921, o Ca.60 alcançou uma altitude de 60 pés, o que é francamente impressionante. Ele caiu logo após a realização deste feito, e então, seu projeto foi abandonado.


Convair XFY Pogo • O Pogo foi uma aeronave VTOL destinada a proteger os comboios no mar sem a necessidade de um porta-aviões. O Pogos ficavam em pequenas "casas" no convés do próprio navio, decolando verticalmente como um helicóptero. Quando necessário, mudava a transição para o nível de vôo, em seguida novamente pousava na vertical. O avião em si era geralmente muito bom, mas ele era extremamente difícil de ser utilizado em terra. O programa terminou em 1955.


Coleóptero SNECMA C450 • O Coleóptero era basicamente um motor turbo gigantesco com um cockpit para a frente. Ele foi projetado para ser uma aeronave VTOL, com a carenagem turbojato formando o que se chama uma asa anular para gerar sustentação em vôo nivelado. Pairou com sucesso em 1959, mas caiu ao fazer uma transição vertical para horizontal.


Inflatoplano Goodyear • O Inflatoplano foi desenvolvido em apenas 12 semanas pela Goodyear em 1956. Este avião tinha um corpo inflável de borracha. Era pequeno e leve o suficiente para ser movido em um carrinho de mão. Foi concebido para ser colocado atrás das linhas inimigas para que pilotos abatidos o usassem para escapar.

Era inflado em cerca de 5 minutos com uma bomba de bicicleta, usando menos pressão de ar do que um pneu de carro. Os dois ciclos de 40 cv do motor era iniciado à mão. Não vôou muito, o problema, como os militares apontaram, era que poderia ser derrubado por uma simples flecha.


Aerociclo HZ-1 • Foi construido por ser barato e fácil de pilotar e era um helicóptero de reconhecimento do exército. Era controlado pelo deslocamento de seu peso em torno da plataforma em que o piloto ficava ligado, como uma espécie de Wii Fit. Depois de um acidente em que os dois conjuntos de contra-rotação das pás do rotor colidiram uns com os outros e explodiram, o projeto foi abandonado.


Blog Widget by LinkWithin

4 Comentários:

Tiozão das Batidas disse...

O Aerociclo HZ-1 é uma ótima idéia para um ventilador doméstico para uso exclusivo de sogras. A minha já se ofereceu para o teste.

Anônimo disse...

Esse aerociclo so não deu certo por conta de não existir um software para controlar a velocidade e deixar ele correto.
Wtf: os motores acionados manualmente, uma pessoa humana não é tão veloz para controlar os 4 motores, tem que usar eletronica.

shark disse...

q Tenso
altas cambiarras


acessa ai meu site
http://risogarantido.blogspot.com/

Tiozão das Batidas disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 05/10 às 12:00 hs.

Abraços cordiais.

Postar um comentário