de 2017


19/03/2014

Artista daltônico é o primeiro humano no mundo a ter antena implantada no crânio para “ouvir” as cores



Você sabia que as cores podem ser vistas e também ouvidas? Bem, agora você sabe, graças a Neil Harbisson, 31 anos, um artista daltônico que passou anos procurando uma maneira de experimentar as cores do mundo ao seu redor.

Há 10 anos, Neil possui um olho eletrônico externo acoplado ao seu cérebro, que capta as frequências de cor através de uma câmera e o as transforma em vibrações sonoras. Inicialmente, ele usava o aparelho fora de sua cabeça. Mas, mais tarde, o artista de Londres (Inglaterra) convenceu os cirurgiões para implantar o chip em seu crânio para ser capaz de perceber as cores por meio de outros sentidos do seu corpo.

A ideia para o dispositivo surgiu quando Neil ouviu uma palestra sobre cibernética, dada por Adam Montandon, em Dartington College of Arts, em 2003. Ele tentou encontrar os médicos que poderiam implantar o dispositivo em seu crânio e, no ano passado, convenceu um médico e um anaplastologista da Catalunha para executar as operações.

Neil, que nasceu com acromatopsia (uma condição rara que faz com ele só enxergue cores em preto e branco), disse durante uma palestra em 2012: "Para mim, o céu é sempre cinza, as flores são sempre cinza e televisão é somente preto e branco".

"Mas, desde a idade de 21 em vez de ver cor eu posso ouvir a cor. Então, eu tenho ouvido as cores o tempo todo por oito anos. No início eu tinha que memorizar os nomes que você tem para cada cor e as notas, mas depois de algum tempo todas essas informações se tornaram uma percepção. Comecei a sonhar em cores".


A antena ciborgue, também chamada de "Eyeborg", é composta por uma câmera em uma extremidade e uma entrada de áudio na outra, e lhe permite receber o espectro visual captado por sua câmera através de vibrações ósseas. Um conector wi-fi dentro do chip lhe permite ouvir as imagens enviadas a partir de um telefone celular, sem sequer olhar para elas.

Na verdade, ele pode até mesmo ouvir as cores que o olho humano não consegue perceber, como infravermelho e ultravioleta. E o inverso também é verdadeiro - ele é capaz de fazer pinturas coloridas das vozes de personalidades como Hitler e Martin Luther King. Ele nem sequer tem que realmente olhar para as cores. É realmente inacreditável - Neil é a primeira pessoa no mundo que pode experimentar uma imagem sem realmente olhar para ela.

A implantação do chip foi feita através de uma série de cirurgias que ocorreram entre dezembro e março, em Barcelona. O Eyeborg está agora totalmente funcional e foi revelado ao mundo na segunda-feira. "Este anúncio não é o lançamento de um novo produto e não é a apresentação de novas tecnologias", disse ele. "É a apresentação de uma nova parte do corpo que nos permitirá ampliar nossos sentidos de maneiras inimagináveis".

O Eyeborg agora se tornou uma parte tão integral de sua identidade que ele convenceu as autoridades a deixá-lo ter a sua fotografia de passaporte com ele.


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário